terça-feira, dezembro 06, 2005

A Objectiva do Nuno

Fui a Sintra com a C.
Objectivo: Inauguração da exposição de fotografia do amigo, aproveitando para parar na Periquita e comer umas Queijadas acompanhadas com chá de camomila.
Refilar com o trânsito, estacionar, apanhar com chuva, etc, etc, foi tudo compensado logo com a primeira fotografia (que me apeteceu meter debaixo do casaco).
Com o nome "Viagens" (só imaginava a música com o mesmo nome do Pedro Abrunhosa como banda sonora de fundo), o Nuno conseguiu mostrar através do preto e branco todos os momentos mágicos que encontrou quando andou desaparecido uns tempos.


"As "Viagens" de Nuno Jorge Henriques estão em exposição no Espaço Cultural Casal de S. Domingos, em Sintra, até 7 de Janeiro. Foi a sua paixão por viajar que deu origem à exposição, onde podem ser vistas cerca de 40 fotografias a preto e branco.
Nuno Jorge Henriques nasceu em Coimbra, em 1967. Da sua formação consta o plano de estudos em fotografia no Ar.Co - Centro de Arte e Comunicação Visual e o curso avançado de fotografia do Instituto Português de Fotografia.
Apesar de trabalhar em fotografia digital desde 1999, nunca perdeu a referência da fotografia a preto e branco. Processo que ainda continua a ser preferencial no seu trabalho.
"Viagens" foca locais diferentes, visões diferentes, momentos efémeros que vão desde Belém, Maranhão ou Ceará, no Brasil, ilhas como São Vicente, Santo Antão ou Santiago, em Cabo Verde, e em Portugal encontramos temas de Tavira e do Alentejo.
A intenção do fotógrafo foi a de perpetuar um olhar, registar um sentir, momentos particulares num dia na vida de cada um de nós. Sobretudo captar a forma como olhamos o exterior e como o sentimos.
Nuno Jorge Henriques encontra-se, actualmente, a realizar o trabalho fotográfico de inventário do Museu do Brinquedo de Sintra, para a Fundação Arbués Moreira, tendo também vários projectos fotográficos em curso, entre os quais o do Convento dos Capuchos, em Sintra, e do Brinquedo na Lusofonia.
Do seu currículo, constam algumas exposições colectivas e individuais em Portugal, onde se destaca a exposição "Brinquedo feito à mão" (Fotografia de cenário- impressão em tela) do artista Gandhy Piorski, no Centro Cultural de Belém e no Museu do Brinquedo de Sintra.
De registar, ainda, que em 2004, recebeu o 1º Prémio da I Bienal de Fotografia de Sintra - Wenceslau Cifka, Câmara Municipal de Sintra e, em 2005, foi-lhe atribuído o 2º Prémio, na categoria de Retrato a Preto e Branco, no Concurso de Fotografia Volta ao Mundo. "

adopt your own virtual pet!